Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Como servir o seu vinho?

O vinho é uma bebida que imediatamente nos remete à celebração. Por isso, nada mais justo que a degustação desta bebida seja considerada um ritual por muitos. E como todo ritual tem seus dogmas, não poderia ser diferente com a bebida de Baco.

Separamos algumas dessas regras para que você possa desfrutar do seu vinho da melhor forma possível.

As regras começam antes mesmo de servir de fato o vinho: é necessário manter as garrafas em temperatura ideal. Não é recomendado utilizar o congelador como recurso, o ideal é se planejar com antecedência para que a bebida resfrie aos poucos, evitando choque térmico. Além disso, para cada tipo de vinho, há uma temperatura específica:

  • espumantes e champanhe: entre 4-10°C;
  • brancos: entre 7-14°C;
  • tintos leves: entre 12-17°C;
  • tintos tânicos:  entre 17-21°C.

Outra regra importante é ter muito cuidado ao sacar a rolha da garrafa: perfurar ou quebrar a rolha faz com que resíduos da cortiça caiam na bebida. Para que isso não aconteça, a forma como sua garrafa é armazenada é determinante: ela deve ser guardada deitada, para que a rolha esteja em contato com a bebida e não resseque. Na hora de utilizar o saca-rolhas, insira somente até a penúltima volta da espiral, para que ele não perfure o outro lado da cortiça.

Pronto, a garrafa está aberta, agora é hora de começar a servir os convidados, certo? Ainda não! O ideal é esperar cerca de 10 minutos antes de servir para que o vinho (principalmente se for tinto) respire um pouco. Nesse passo você também tem a opção de usar um decantador.

Agora, é hora de escolher a taça ideal para cada tipo de vinho. A regra é simples e fácil de lembrar; taças com o bojo mais largo são ideais para vinhos tintos, pois necessitam de mais abertura para respirar. Taças mais estreitas são adequadas para vinhos brancos e espumantes, pois seguram por mais tempo a temperatura da bebida.

Convidados servidos, atenção para o modo de segurar a taça: sempre pela haste, para não alterar a temperatura da bebida com o calor das mãos. O vinho é uma bebida muito sensível, qualquer toque pode alterar suas propriedades. Por isso é que não se deve segurar uma taça pelo seu bojo.

E para que a celebração continue seguindo o seu curso, continue servindo durante o evento. É bastante desagradável ficar segurando uma taça vazia, não é mesmo? Por isso, antes mesmo de se servir novamente, verifique se seus convidados estão devidamente abastecidos e se necessitam trocar de taça, caso escolham trocar de vinho.

Seguindo essa pequena etiqueta, a sua celebração se tornará ainda mais especial.

Fontes: Clube de Vinhos | Produtos Finos | Blog Famiglia Valduga